Em busca do Torrontés perfeito... San Pedro de Yacochuya Torrontés 2013


Idas e Vinhas

A minha busca pelo Torrontés perfeito não para e desta vez resolvi escolher um exemplar do qual já havia ouvido falar muito bem, tanto em eventos como por amigos apreciadores da casta.


Já escrevemos sobre a casta e a região aqui.
 
Idas e Vinhas
Foto de Laura Alvarez
A San Pedro de Yacochuya é empreendimento da família Etchart e do enólogo francês Michel Rolland. Localizada no Valle de Cafayate, na província de Salta, possui pouco mais de 16 ha de vinhedos, sendo 80% cultivados com Malbec (a mais de 2.000m metros acima do nível do mar) e as outras parcelas de Cabernet Sauvignon e Torrontés.

A vinícola divide seus vinhos em 3 linhas: Coquina (vinhos de entrada e elaborados com uvas compradas de outros produtores da região); San Pedro (linha premium elaborada com uvas próprias); Yacochuya (são os vinhos top da vinícola elaborados com castas de parreirais com idade entre 60 e 100 anos).

Vamos ao vinho?
San Pedro de Yacochuya Torrontés 2013
100% Torrontés, 14,3% de álcool.
Bela cor amarelo verdeal claro. No nariz mostrou aromas bastante finos, intensos e persistentes de graviola, tangerina, gengibre, chá de hortelã e notas florais de lírio. De corpo leve, macio, acidez fresca e álcool equilibrado. Confirmou em boca o frescor da hortelã e do gengibre. Final de boca muito persistente, com retrogosto mentolado.

Realmente é um vinho muito bom e que vale a pena ser provado! Mas a busca continua...

Nota IV: 87
R$50 (comprado em SC)
Importadora: Grand Cru

Idas e Vinhas


Acompanhe a saga "Em Busca do Torrontés Perfeito" aqui:

Comentários