Provamos e aprovamos... William Fèvre Espino Gran Cuvée Chardonnay 2012

Idas e Vinhas

Descobrimos os vinhos produzidos no Chile por William Fèvre quando iniciamos os contatos com Wilton Conde, da importadora Domínio Cassis. Já escrevemos sobre os que provamos até agora (La Misión del Clarillo Cabernet Sauvignon e Chardonnay, Litlle Quino Sauvignon Blanc e Quino Sauvignon Blanc) e também já os apresentamos em degustações. O que temos a dizer é que os vinhos são muito bons! Muito bem feitos, têm elegância e equilíbrio. A madeira é utilizada com parcimônia e inteligência, para preservar o frescor e a identidade das uvas e do terroir.

Os Gran Cuvée da linha Espino produzidos por William Fèvre no Chile são feitos a partir de um só vinhedo (single vineyard). As uvas para esse estruturado Chardonnay são provenientes do vinhedo Punta Almendro, na sub-região Alto Maipo, no sopé dos Andes e a uma altitude de quase 1000 metros. O clone utilizado veio diretamente da propriedade na Borgonha que tornou William Fèvre famoso por seus Chablis.

Vamos ao vinho?
Espino Gran Cuvée Chardonnay 2012
100% Chardonnay, 13,8% de álcool. Colheita manual, 10% do mosto é fermentado em barricas de carvalho francês e o restante em tanques de aço de 6000 litros. Após a fermentação, o vinho amadurece em contato com as borras finas entre 5 e 6 meses. Então é filtrado e engarrafado. Foram produzidas 19.905 garrafas.

De cor amarelo ouro com reflexos dourados. No nariz, apresenta ampla gama de aromas intensos e persistentes, destacando-se os florais (lírios), frutados (abacaxi em compota, pêssego e tangerina frescos), mel, leve amadeirado e sutil mineralidade. Vinho harmônico em boca, com excelente acidez e álcool integrado. Os aromas são confirmados e se revelam muito intensos e persistentes. O final é longo, agradavelmente amadeirado, com fundo de mel e abacaxi em compota. Reflete o cuidado com que é produzido!

Vale a pena provar!

Nota IV: 90
Descorchados 2015: 93

Pedidos RJ: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Comentários