Aconteceu... Idas e Vinhas na Bardot - Vinhos e Artes - vinícola Emiliana

Idas e Vinhas

No último sábado, 02 de Abril de 2016, voltamos à Bardot - Vinhos e Artes para conduzir uma degustação muito legal! Nosso amigo Abel Mendes (Casa Flora) sabe escolher bem não só os temas mas também a sequência dos vinhos, o que torna seus convites sempre irrecusáveis.

Idas e Vinhas
Da esquerda para a direita: Alexandre, Ana Cristina e Abel
A degustação foi especial por dois motivos: tratam-se de vinhos orgânicos e biodinâmicos* e que são produzidos pela excelente vinícola Emiliana, sediada no Valle de Casablanca, Chile.

Uma das etapas da nossa Maratona enológica pelo Chile em 2012 foi justamente a Emiliana. Ficamos muito impressionados com toda a estrutura da vinícola e o cuidado com que nos receberam. Foram quase 4 horas de visita, onde pudemos aprender mais ainda sobre as práticas agrícolas biodinâmicas. Tais práticas (que conferimos também na Matetic e na Antiyal) fazem parte de uma filosofia maior – a Antroposofia - cujo patriarca foi o austríaco Rudolf Steiner (1861 – 1925).

De acordo com Steiner, o homem deve desenvolver seu espírito, afastando-se do excesso de materialismo tornando-se uno com a Natureza. Daí o emprego de técnicas agrícolas que fortaleçam uma “relação espiritual–ética com o solo, com as plantas e os animais e com os coirmãos humanos.” Saiba mais sobre a Agricultura Biodinâmica aqui.

Além do enfoque de serem vinhos naturais, a Emiliana produz vinhos de excelente qualidade.

Em tarde de casa cheia e animada, apresentamos 6 rótulos das linhas reserva e Gran Reserva Adobe e Novas, respectivamente.

Idas e Vinhas

Adobe Reserva Chardonnay 2014 - Valle de Casablanca
Adobe Reserva Pinot Noir 2014 - Valle de Colchagua
Adobe Reserva Carmenére 2014 - Valle de Colchagua
Adobe Reserva Merlot 2014 - Valle de Rapel
Novas Gran Reserva Pinot Noir 2014 - Valle de Casablanca
Novas Gran Reserva Cabernet/Merlot 2013 - Valle do Maipo

Idas e Vinhas

Foi um empolgante passeio rico em castas e também regiões chilenas. A Emiliana tem mais de 700 hectares de vinhedos espalhados pelo Chile, com o cuidado de plantar as uvas que produzem melhores resultados em cada Vale.

Escolher o melhor vinho foi tarefa difícil! Toda a seleção foi muito apreciada. Quanto aos destaques, todos concordaram que o Chardonnay (com 5% do lote passando em madeira) é de altíssima qualidade. Passando-se aos tintos, o Adobe Reserva Merlot e o Novas Gran Reserva Cabernet/Merlot foram aclamados.

Agradecemos a todos os presentes que entraram no clima da tarde leve e descontraída, e novamente ao Abel e à sempre gentil equipe da Bardot pela oportunidade. Que venham as próximas!

Idas e Vinhas

*Leia aqui sobre uma degustação sobre vinhos orgânicos e biodinâmicos que conduzimos, e onde apresentamos um dos vinhos ícones da Emiliana, o Coyam.

Os vinhos apresentados você encontra na Bardot Vinhos e Artes.

Comentários