Aconteceu... Vinhos do Velho Mundo na Casa Flora – 12 de Dezembro de 2013

Idas e Vinhas

Na quinta-feira passada fomos convidados a participar de uma degustação de vinhos do velho mundo na Casa Flora do Rio de Janeiro.


Idas e vinhas

A proposta de Abel Mendes foi a de apresentar (às cegas) seis rótulos, sendo dois por país (Portugal, Itália e França) e de duas regiões diferentes.

Ao chegarmos, já estava tudo pronto: azeites de oliva italiano e espanhol, queijo, pão, biscoitos, geleia de pimenta e o espetacular presunto Pata Negra. A recepção dos convidados foi feita com o Cava Don Román Brut (muito bom por sinal!).

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

A proposta da ocasião era a de degustarmos os vinhos (de forma descompromissada e não didática) e tentarmos descobrir o país de origem e, quem sabe, a região e o produtor (tarefa difícil...). Livres para escolher por onde começar, seguimos a ordem em que as garrafas estavam dispostas à mesa.

Vamos aos vinhos?
A1 – Duorum Colheita 2009 (Portugal – Douro)
Aromas intensos de ameixa, framboesa e hortelã. Em boca é encorpado, as frutas são confirmadas, taninos firmes e boa acidez. De final longo e adocicado.

A2 – Reguengos Garrafeira dos Sócios 2004 (Portugal – Alentejo)
De cor granada com reflexos alaranjados. Aromas de frutas vermelhas, especiarias, terra molhada, tabaco e couro. Em boca é frutado, com boa acidez, taninos finos e final persistente.

Cor granada. No nariz apresentou aromas de especiarias, frutas vermelhas, café e louro. Em boca é de corpo médio, mas com personalidade.

B2 – Villa Cerna Chianti Classico Riserva 2005 (Itália – Chianti)
Cor granada. No nariz sentimos notas de caramelo, frutas negras em compota, café e madeira. Em boca é encorpado, as frutas são confirmadas, a acidez está perfeita e os taninos redondos. De final longo e levemente mentolado.

C1 – Chauvot-Labaume Premier Cru Clos L’Évêque 2009 (França - Bourgogne)
Cor rubi. No nariz as notas são de baunilha, framboesa, café e grafite. Em boca tem médio corpo, boa estrutura tânica e acidez. De final longo e levemente amargo.

C2 – Clos Floridene Graves 2008 (França - Bordeaux)
Cor rubi com aromas de frutas vermelhas, especiarias e tostado. Em boca é de médio corpo para encorpado, taninos polidos e acidez marcante. O seu final é longo e adocicado.

Mas isso não foi tudo, pois havia mais surpresas preparadas. Para encerrar a noite com chave de ouro, degustamos o cava Gramona Imperial, o alentejano Marquês de Borba 2011 e o perfeito supertoscano Silicum 2010 (gentilmente oferecido pelo amigo Loris Araujo).
Idas e Vinhas

Idas e Vinhas elegeu o Reguengos Garrafeira dos Sócios 2004 e o Clos Floridene Graves 2008 as estrelas da noite.

Sem dúvida em 2013 a Casa Flora propiciou a seus clientes amigos excelentes momentos, e nos traz muita alegria ter participado de muitos deles.

Idas e Vinhas


Nossos votos para que 2014 seja pródigo em alegrias, realizações e excelentes vinhos!

Veja abaixo os outros eventos da Casa Flora dos quais participamos em 2013:

Aconteceu...Degustação Casa Flora - 21 de Novembro de 2013

Comentários