Volta à França em 40 Vinhos... AOC Savennières, Domaine Martin - L'Aiglerie 2012

Idas e Vinhas

O segundo vinho da nossa volta à França vem do Vale do Loire, AOC Savennières, entre Anjou e Saumur.


Para entender um pouco mais sobre o Vale do Loire acesse o post que fizemos aqui.

Idas e Vinhas



AOC Savennières
Estabelecida em 1952, esta AOC tem cerca de 145ha de vinhedos aptos a ostentar o nome Muscadet Sèvre et Maine, dos quais 33ha pertencem a Savennières-Roche-aux-Moines e 7ha a Savennières-Coulée-de-Serrant.

Savennières é a menor appelation de Anjou, com apenas 740 hectares de terras elegíveis. E apenas cerca de metade da área cultivável é realmente plantada. Embora semelhante a Saumur, faz vinhos de muito menos diversidade e mais exclusividade, alcançando boa reputação internacional.

A razão pela qual apenas metade da área cultivada de Savennières é realmente cultivada é porque os melhores vinhedos, destinados à produção de vinhos sob a AOC, ficam nas colinas cujos solos são compostos de xisto.

O solo
Os solos rasos são compostos por xisto arenoso e vulcânicos (riolitos).

O clima
O clima é quente e temperado. A pluviosidade é significativa ao longo do ano. Mesmo o mês mais seco ainda assim tem muita pluviosidade. A temperatura média é 11,7°C e a média anual de pluviosidade é de 655mm. A alta umidade contribui para a alta acidez dos vinhos.

A casta
Somente a Chenin Blanc é permitida. Produz vinhos com alta acidez (devido aos solos vulcânicos), muito aromáticos (mel, maçã verde e mineral), com corpo leve a médio. Os vinhos costumam ser muito longevos. 

Idas e Vinhas


O produtor
O Domaine Martin - L'Aiglerie é produzido por Gaec Martin, cujos 27 hectares de vinhedos se espalham pela região de Anjou e são cultivados segundo a agricultura orgânica. 
Idas e Vinhas


Vamos ao vinho?
100% Chenin Blanc, 13% de álcool. Fermentado e amadurecido em barris de carvalho.
Amarelo ouro de média intensidade, com reflexos dourados. No nariz apresentou aromas bastante finos, intensos e persistentes de maçã verde, geleia de laranja, pêssego em calda, mel e notas minerais. Em boca é seco, fresco, macio, álcool equilibrado e de médio corpo. A mineralidade também está presente no paladar, bem como as notas de laranja e mel. Final muito persistente, com retrogosto de mel e levemente tostado.

Para fugir do tradicional Sauvignon Blanc e Chardonnay, vale a pena provar o Chenin Blanc, especialmente desta região.

Nota IV: 88
Importadora: Everest 



Acompanhe a Volta à França em 40 Vinhos

Comentários