Volta à França em 40 Vinhos... Borgonha, AOC Village Nuits-Saint-Georges, Crémant De Perrière - Blanc de Blancs Brut


Idas e Vinhas

Continuamos na Borgonha, deixando Chablis e partindo em direção sudeste rumo a Nuits-Saint Georges.

Idas e Vinhas

A Apelação
Esta AOC é dividida em duas partes pela cidade de mesmo nome, Nuits-Saint Georges, a apenas 28 km ao Sul de Dijon. A parcela do norte se estende até a fronteira de Vosne-Romanée, e a parte do sul encontra-se parcialmente em Nuits-Saint-Georges e parcialmente em Premeaux.

Embora não haja vinhedos Grands Crus, são mais de 30 Premiers Crus considerados excelentes. 
Idas e Vinhas

O forte da AOC é a produção de tintos, o que nos trouxe curiosidade a respeito desse espumante feito exclusivamente de casta brancas.

Área de produção:
Tintos: 299,03 ha (incluindo 141,62 ha Premier Cru)
Brancos: 7,30 ha (incluindo 4,30 ha Premier Cru)

Idas e Vinhas

Características dos vinhos
A maior parte da produção é mesmo de tintos, e a Pinot Noir reina quase absoluta. Sua cor é intensa e apresenta frequentemente aromas de rosa e alcaçuz. O vinho tinto jovem tem aromas de cereja, morango e groselha, e quando amadurecido, couro, trufa e pelica. Notas de frutas maceradas (ameixa) completam o quadro. Em boca costuma ser encorpado, tânico e persistente. Com grande potencial de guarda, ganha bastante em maciez e equilíbrio quando envelhecido.

Os (raros) brancos, predominantemente Chardonnay, têm cor dourada forte. São firmes e com aromas intensos que lembram brioche, mel e flores brancas.

A Borgonha também é conhecida pela produção de espumante, o Crémant de Bourgogne. Quase todas as castas borgonhesas (Pinot Noir, Chardonnay, Gamay, Aligoté, Melon, Sacy, etc.) são permitidas na fabricação do crémant, que são frescos e aromáticos.

Abaixo está um vídeo muito interessante onde mostra todas as etapas da elaboração dos Crémants. 

Vamos ao vinho?
Crémant De Perrière - Blanc de Blancs Brut
35% Chardonnay, 35% Ugni Blanc e 30% Colombard, elaborado pelo método Champenoise, 11,6% de álcool.

Cor palha com reflexos dourados. Excelente perlage! Persistente, bolhas diminutas e em grande quantidade, formando um colar bonito e duradouro. No nariz apresentou aromas ligeiros de tostado, levedura, mel, pera, damasco e algo de vegetal. Em boca apresentou ótima qualidade de CO2, cremoso e com agulhas na medida. Bom equilíbrio entre maciez e acidez, com notas minerais e mel e boa persistência aromática.

Nota IV: 81
Importadora: Everest

Idas e Vinhas

Fonte pesquisada para este post

Acompanhe a Volta à França em 40 Vinhos

Comentários