Volta à França em 40 Vinhos... Borgonha, Domaine Henri & Gilles Buisson - Saint-Romain Sous Roche 2012


Idas e Vinhas

Continuando o nosso passeio pela Borgonha, dessa vez provamos um tinto de um produtor que está localizado em uma das regiões conhecidas pelos grandes vinhos a partir da rainha Pinot Noir, Côte de Beune.

Idas e Vinhas

Entre Ladoix-Serrigny e as encostas da Maranges está a região vitivinícola Côte de Beaune, que abrange 20 quilômetros de norte a sul. De frente para o sol nascente, ficam os vinhedos que possuem apenas algumas centenas de metros de largura. No entanto, produzem tintos e brancos de renome internacional. Sua reputação também se estende para a cidade de Beaune, um centro histórico onde estão estabelecidos os melhores comerciantes de vinho da região, como os famosos Joseph Drouhin, Bouchard Père et Fils e Louis Jadot. A appellation de Beaune é fonte do mais delicado e atraente dos borgonhas tintos. 

Idas e Vinhas

Terroir perfeito para tintos e brancos
Ao redor da cidade de Beaune, os vinhedos são principalmente de Pinot Noir (Volnay, Pommard, Ladoix, etc.), embora a branca Chardonnay produza algumas maravilhas na colina Corton (Corton, Corton-Charlemagne). De Meursault em diante, a Chardonnay domina, produzindo vinhos que são muito diferentes no seu perfil aromático, entre as denominaçãoes lendárias como Bâtard-Montrachet e outras menos conhecidas, como Saint-Aubin e Santenay. 

Idas e Vinhas

Denominações Grands Crus
Corton, Corton-Charlemagne, Montrachet, Bâtard-Montrachet, Chevalier-Montrachet, Criots-Bâtard-Montrachet, Bienvenue-Bâtard-Montrachet.

Appellations Villages alguns dos quais classificados como Climats Premiers Crus
Aloxe-Corton, Auxey-Duresses, Beaune, Blagny, Chassagne-Montrachet, Chorey-les-Beaune, Côte de Beaune, Côte de Beaune-Villages, Ladoix, Maranges, Meursault, Monthelie, Pernand-Vergelesses, Pommard, Puligny-Montrachet, Saint-Aubin, Saint-Romain, Santenay, Savigny-les-Beaune, Volnay.

Denominações Régionales
Bourgogne, Bourgogne Aligote, Bourgogne Passe-tout-grains, Coteaux Bourguignons e Crémant de Bourgogne. 

Idas e Vinhas

A vinícola
O Domaine Henri & Gilles Buisson é uma das propriedades emblemáticas da appellation Saint-Romain, na Côte de Beaune, na Borgonha. A vinícola foi passada de pai para filho há 8 gerações, desde 1758. A primeira safra a ser engarrafada data de 1947.

A propriedade possui cerca de 19 hectares de vinhedos sendo 11,5 ha de Pinot Noir, 0,5ha de Gamay, 6,5ha de Chardonnay e 0,4ha de Aligoté. Três destes vinhedos são Grand Cru (Corton), Le Rognet & Corton, Les Renardes e Charlemagne e dois Premier Cru: Chanlin (Volnay) e Les Ecusseaux (Auxey Duresses).

O modo de condução das videiras visa baixos rendimentos, não é utilizado nenhum tipo de produto químico no manejo dos solos e na adega a vinificação é tradicional, com leveduras indígenas e mínima intervenção humana. 
Idas e Vinhas

Vamos ao vinho?
Vinhedos com mais de 50 anos de idade. Amadurecimento por 12 meses em carvalho francês sendo 10% novo, utilização de leveduras indígenas, 13% de álcool.

Coloração vermelho rubi de média intensidade. No nariz as primeiras notas que se destacam é a de madeira, seguidas pelas frutas vermelhas (amoras, morangos, cerejas e cassis), alguns traços de chocolate e cravo. Em boca é de médio corpo, tem boa acidez, taninos equilibrados e álcool na medida certa, mas novamente a madeira ofusca a fruta. Seu final é de boa persistência, com retrogosto levemente amargo.

Nota IV: 83
Importadora: Everest 

Idas e Vinhas

Fonte pesquisada para este post
Bourgognes

Acompanhe a Volta à França em 40 Vinhos

Comentários