Volta à França em 40 Vinhos... Bordeaux, AOC Médoc, Château Le Monge 2011

Idas e Vinhas

Em 27 de Março do ano passado iniciamos a série Volta à França em 40 vinhos. Os rótulos foram selecionados do portfólio da importadora Everest, que representamos aqui no Rio. Depois de muitas Idas e Vinhas pelo mundo do vinho, chegou a hora da retomada dessa incrível maratona...

E nada melhor do que retomá-la pela mítica Bordeaux, a região cujo estilo a maioria dos enólogos se espelha ao buscar a perfeição. O corte bordalês (Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon constituem a tríade principal, podendo ser complementadas pelas Petit Verdot, Malbec e Carmenère, em variadas proporções) é reproduzido em praticamente todo país produtor, e não estamos falando apenas no chamado “novo mundo” do vinho, mas de países também tradicionais na arte de vinificar como Itália, Portugal...

Idas e Vinhas

De acordo com Amarante1, Bordeaux pode ser dividida geograficamente em três grandes zonas:

        1.       Médoc e Graves – centrada na cidade de Bordeaux. Essa zona é chamada de margem esquerda, uma vez que está localizada entre a margem esquerda do estuário do Gironde e do rio Garonne.

       2.    Libournais, Côtes de Bourg e de Blaye – centrada na cidade de Libourne. É chamada de margem direita, uma vez que está à direita do estuário do Gironde e do rio Dordogne.

         3.    Zona Central – situada entre os rios Garonne e Dordogne, onde sobressai a AOC Entre-Deux-Mers.

O vinho que reabre a Volta à França é o Château Le Monge 2011, AOC Médoc (que abrange apenas vinhos tintos). Bom, como o sistema de apelações francesas não pode ser chamado se simples...o Médoc por sua vez é subdividido em apelações sub-regionais e comunais. É no Haut-Médoc que são localizadas as estelares AOC comunais de Saint Estéphe, Pauillac, Saint Julien, Margaux...

Os vinhos vendidos sob a AOC Médoc vêm sobretudo da metade norte da região. Quanto ao corte, a Merlot aparece em maior proporção e é complementada pela Cabernet Sauvignon, menores quantidades de Cabernet Franc e pequenas porcentagens de Petit Verdot e Malbec.

A Cave Saint Jean, produtora do Château Le Monge, faz parte de uma cooperativa de produtores do Médoc. O cooperativismo é uma tendência da região, que congrega em sua maioria pequenos produtores.

As videiras são plantadas em Begadan, vila a noroeste de Bordeaux, entre o Oceano Atlântico e o estuário do Gironde.

Vamos ao vinho?

Château Le Monge 2011 AOC Médoc
55% Merlot/43%Cabernet Sauvignon/2% Cabernet Franc. 13% de álcool.
20 meses de maturação, sendo 6 meses em barricas de carvalho francês.

Cor vermelho granada. No nariz, os aromas são persistentes e muito intensos. Inicialmente sobressaem aromas florais (rosas e violetas), e à medida que o vinho vai abrindo, revela aromas de frutas vermelhas e negras (framboesas, cassis, amoras), café, pimenta do reino e notas terrosas. Em boca tem corpo médio e é muito equilibrado. Os taninos são de ótima qualidade e estão elegantemente integrados ao álcool e à acidez. Os aromas florais e frutados são confirmados, e a pimenta do reino adquire maior destaque. Final longo e com fundo frutado e picante. Ótimo vinho!

Nota IV: 90
Pedidos RJ: contato@idasevinhas.com.br

O Chateau Le Monge 2011 está na campanha do Idas e Vinhas Wine Club! Acesse AQUI e garanta o seu.

Idas e Vinhas

Fontes consultadas para esse post:
Amarante, José Osvaldo Albano do. Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados. Mescla Editoria. 2010.
Joseph, Robert. Vinhos Franceses. Zahar. 2008.

Acompanhe a Volta à França em 40 Vinhos

Comentários