Volta à França em 40 Vinhos... Borgonha, Domaine Jean Fournier - Cuvée Saint-Urbain 2008, Marsannay

Idas e Vinhas

Parafraseando Vinícius, os outros países que nos perdoem, mas a França é fundamental! Em nossa promissora volta à França retornamos aos brancos da Borgonha. Foi a vez de um Chardonnay produzido na AOC Marsannay que, embora não muito conhecida por aqui, destaca-se na produção de grandes brancos.


Idas e Vinhas

A denominação
A denominação Marsannay abrange as comunas de Marsannay-la-Côte, Couchey e Chenôve na sub-região de Côte de Nuits da Borgonha.

Marsannay é a única denominação comunal que produz vinhos brancos, rosés e tintos. A sua tipicidade é a da Côtes de Nuits, e seu estilo se assemelha ao das denominações vizinhas, Fixin e Gevrey-Chambertin.

Os tintos de Marsannay tem coloração intensa, aromas suaves de frutas vermelhas (cereja e morango) e negras (groselha e mirtilo). Na boca tem bom corpo, são tânicos e de final longo.

Os brancos possuem aromas cítricos e florais (Espinheiro Santo e Acácia). Em boca são complexos e minerais. Com grande potencial de envelhecimento.

O terroir
Os vinhedos se estendem de norte a sul ao longo das partes mais baixas das colinas, em alturas de 255-390 metros acima do nível do mar. As exposições variam de leste para sul. Os solos variam muito em composição e derivam do período jurássico médio.

Idas e Vinhas


A vinícola
O Domaine Jean Fournier é considerado um dos mais antigos da denominação Marsannay.
Documentos escritos durante o reinado de Luís XIII atestam esta informação!

Idas e Vinhas


Possui 16ha de vinhedos sendo 13ha de Pinot Noir 3ha de Chardonnay e Pinot Blanc (as 3 castas permitidas na denominação). Alguns destes vinhedos têm mais de 60 anos de idade. A produção visa baixos rendimentos por planta, as uvas são colhidas manualmente e o manejo dos vinhedos é orgânico. Na adega o tempo de fermentação é longo (3 semanas) e a intervenção humana durante todo o processo de vinificação é mínima.

Vamos ao vinho?
Domaine Jean Fournier - Cuvée Saint-Urbain 2008 Marsannay
100% Chardonnay, 14% de álcool.
Cor amarelo palha de média intensidade. No nariz apresentou aromas bastante finos, intensos e persistentes de geleia de abacaxi, maracujá e algumas notas minerais e de madeira. Em boca é de médio corpo, com acidez fresca, macio e álcool equilibrado. Ainda no paladar sentimos o abacaxi, a mineralidade e o tostado da madeira. Final de boca de boa persistência, com retrogosto frutado, levemente tostado e mineral.

Nota IV: 86
Importadora: Everest

Idas e Vinhas


Fonte pesquisada para este post

Acompanhe a Volta à França em 40 Vinhos

Comentários