Em busca do Torrontés perfeito... Domingo Molina Torrontés 2015

Idas e Vinhas

Em dezembro de 2015 viajamos à Argentina para conhecer a promissora região de Salta (extremo Norte). Uma das vinícolas que visitamos foi a Domingo Molina, localizada ao Norte de Yacochuya, em Cafayate, no Valle de Calchaquíes (província de Salta).

Idas e Vinhas

A Domingo Molina pertence aos irmãos Osvaldo, Gabriel e Rafael Domingo. Conta com 60 hectares de vinhedos localizados entre 1600 e 2300 metros de altitude acima do nível do mar. Essa região possui microclima especial pois recebe mais de 300 dias de sol durante o ano, praticamente não chove e a amplitude térmica oferece excelentes condições para desenvolver plenamente o potencial das uvas por lá cultivadas.

Idas e Vinhas
Enólogo Rafael
As castas cultivadas são:
Valle de Cafayate
10 hectares de Torrontés Riojano, a 1700 metros acima do nível do mar e os vinhedos tem mais de 40 anos.

Valle Rupestre (55km de Cafayate)
25 hectares a 2300 metros acima do nível, os vinhedos tem 15 anos e são cultivadas as tintas Malbec, Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot.

Yacochuya, Cafayate, Salta
25 hectares a 2000 metros acima do nível do mar, vinhedos com 30 onde cultivam Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot.

A nossa visita foi comandada pelo enólogo Rafael, que nos deu uma verdadeira aula sobre a região, as características dos diversos tipos de solo e principalmente sobre como a altitude influencia em todos os aspectos no cultivo da videira e o resultado final dos vinhos. Durante o bate papo tivemos a oportunidade de provar todos os rótulos da vinícola e alguns vinhos diretamente das barricas.

O Torrontés 2015, de que se trata essa postagem, foi um dos vinhos que trouxemos.

Idas e Vinhas

Vamos ao vinho?
Vinhedos localizados no Valle de Cafayate, Salta, entre 1650 e 1700 metros acima do nível do mar. 5% do vinho fermentou em barricas de carvalho frances. 14% de álcool.

Cor amarelo palha de média intensidade. Com aromas bastante finos, intensos e persistentes de rosas, lichia, maçã verde, camomila, gengibre e notas minerais. De corpo leve, acidez fresca e álcool sobressaindo um pouco, comprometendo o equilíbrio. Retrogosto cítrico, com toque de mel.

Comentários