Idas e Vinhas na estrada: Volta ao Chile em 18 vinícolas!


Cinco anos depois, nos rendemos aos encantos do Chile novamente!

É inquestionável que o vinho chileno está em alta. Em 2012 o Chile foi capa e assunto de mais de uma edição da Revista Adega, foi destaque em pelo menos duas edições da Revista Viagem pela qualidade do seu enoturismo e em outras tantas na Wine Spectator.


Além de ser o país que mais exporta vinhos para o Brasil, o Chile vem apostando cada vez mais em rótulos premium e superpremium. Em 2012 nós aqui do Idas e Vinhas degustamos excelentes exemplares, e promovemos degustações em que os chilenos se destacaram (Koyle, Emiliana Coyam, Matetic.....).

Bem, estamos diante de uma verdadeira maratona enogastronômica: em 6 dias visitaremos 18 (mas se contarmos Seña e Chadwick, que são parte do grupo Errazuriz e não oferecem visitas, chegaremos a 20) das melhores vinícolas chilenas. Faremos as degustações premium, além de almoços harmonizados.

Com um universo tão grande de regiões produtoras, fizemos um roteiro que achamos que seria o mais representativo das melhores vinícolas do país, tanto gigantes como a Errazuriz quanto boutiques exclusivas como a Vik.

Segue um breve relato do início da viagem. Quando voltarmos ao Rio prepararemos posts completos, com todas as dicas, erros e acertos dessa aventura.

Chegamos ontem, 09 de dezembro, e hoje às 9h estávamos aguardando ansiosamente nosso guia.

Já podemos dizer que se os demais dias forem iguais a hoje, teremos concretizado um sonho de muitos enófilos!

Iniciamos com uma visita à Viña Von Siebenthal, onde fomos muito bem recebidos e degustamos dois dos melhores vinhos (Toknar e Montelig) dessa vinícola que é considerada a “mais francesa” do Chile.

Vinhos Von Siebenthal
Vinhos Von Siebenthal
Depois seguimos para a Errazuriz, a poucos metros da Siebenthal. O local é deslumbrante, e o almoço harmonizado foi digno de pelo menos uma estrela Michelin. O ícone Don Maximiano foi a grande surpresa para acompanhar o prato principal. Depois do almoço, um breve passeio pelas instalações e mais vinhos para degustar: a linha Max Reserva e os ícones Seña e La Cumbre.

Vinhos Errazuriz
Vinhos Errazuriz
Agora, de volta ao hotel, vamos descansar e nos preparar para as visitas de manhã, Casa Marin (onde almoçaremos) e Matetic.

Acompanhe a nossa maratona abaixo:

Comentários